RSS
Hello! Bem-Vindo! COMENTE! Vamos Respirar Cinema, escolher os melhores actores, os melhores filmes e as cenas predilectas. Tem uma opinião? Deixe-a no Read User's Comments

Os Créditos FINAIS



Se há coisa que me desagrada quando frequentava o cinema é o hábito tuga de todos se levantarem das cadeiras cheios de pressa assim que percebem que o filme vai acabar. Sabem que os créditos finais também fazem parte do filme?!



Eu gosto de escutar os créditos, ao menos. Já que passam as músicas do filme. Mas não é decerto por isso. Gosto. Gosto de ir vendo os nomes de quem fez o quê e aguardar. Aquele tempo em que os créditos passam serve para recapitular o filme, para reflectir e absorver o conteúdo. O facto de quase todos se erguerem e começarem a abandonar o recinto é um hábito que me parece contrário à própria experiência de ir assitir a um filme ao cinema


Na última vez que fui a uma sessão, fui ver um filme de animação em 3D - A idade do Gelo 3. Valeu cada segundo. Embora as pessoas na expectativa do filme acabar, algumas já se levantavam antes mesmo da palavra "FIM" surgir, eu adiei a partida o máximo que pude. E prestei atenção aos créditos, que ainda por cima eram intercalados por animações - tornando os créditos nitidamente parte da experiência do todo. Mas não tive muita opção de escolha. A sala depressa esvaziou e essa percepção fez com que as crianças que levei comigo quisessem seguir a «carneirada», envergonhadas por não se terem erguido também assim que todos os outros o fizeram. Levanto-me e dirijo-me para a saída. Nisto entram pela sala a dentro os funcionários responsáveis pela limpeza do espaço. Munidos de vassoras, pás e sacos de plástico. Entram sem cerimónia, como se eu e as crianças fossemos transparentes, contudo, inconvenientes, já como que a dizer: "O filme acabou já cá não devias estar, este espaço já não te pertence". Cruzei-me mesmo no corredor de acesso para sair da sala com estes funcionários, os créditos finais e a música ainda a passar na tela gigante... e a sala já vazia de espetadores. Até parece que os créditos duram uma eternidade e não apenas uns minutos!


E a que propósito faço um post sobre isto?
Ultimamente tenho visto filmes na televisão e deixo os créditos terminarem. No finalizinho, mesmo no fim, tem uma última cena. Uma última cena que acrescenta, complementa ou dá mais graça ao todo. Imaginem toda esta gente que se levanta e que ocupou várias salas de cinema quando foram ver este género de filmes...todos perderam este twist!




1 Say it / Quero Falar:

Tétisq disse...

eu gosto de ver os créditos, não me agrada nada quando passam a correr e não consigo apanhar as letras...

 
Chegou ao fim? Deixe um comentário! CINEMA 4 US - blog português/inglês.
Free WordPress Themes Presented by EZwpthemes.